Oi meninas
tudo bom?
Bom, quem não tem dúvidas sobre dietas? Ou sobre aquelas frases animadoras de "chocolate emagrece!"? A maioria das meninas tem e por isso hoje, que estamos chegando quase no final da Tag, resolvi fazer esse post bem esclarecedor para acabar com as dúvidas de muita gente. Respirem e preparem-se que o post é grande!
Água morna com limão emagrece?
Sim. A mistura faz com que as enzimas do fígado, responsáveis pela desintoxicação do organismo, funcionem melhor. Com isso, mais toxinas são eliminadas e o metabolismo é acelerado. Mas, para funcionar, é preciso beber diariamente um copo (200 ml) de água morna com suco de meio limão em jejum e aguardar meio hora antes de tomar o café da manhã.
Linhaça triturada faz mais efeito do que o grão inteiro?
Sim. A semente passa intacta pelo estômago e intestino sem que o organismo absorva o ômega-3, uma gordura com ação anti-inflamatória que reduz o colesterol ruim e auxilia a circulação sanguinea. Ao triturá-la, você tem acesso, inclusive, às fibras que estão presentes na casca e melhoram o funcionamento intestinal, além de dar sensação de saciedade. Para obter esses resultados, baste um colher de sopa por dia.
Sal engorda?
Não. Mas pode inchar. O risco é causar retenção hídrica, quando consumido em excesso - mais de 1 colher de chá por dia. O vilão é o sódio, um mineral que puxa água para dentro do organismo. Vale lembrar que ele não está apenas no saleiro mas também nos produtos industrializados, especialmente molhos e temperos. Para ajudar a eliminar o sódio do organismo, beba 2 litros de água por dia e coma alimentos ricos em potássio (banana, laranja, tomate), cálcio (leite e derivados, peixes e vegetais verde escuro) e magnésio (cereais integrais).
Todo alimento enriquecido com fibras é integral?
Não. Enriquecido com fibras sinaliza que foi adicionado ao alimento pelo menos 25% a mais de fibras em comparação à versão convencional. Mas isso não faz dele um produto integral - nesse caso, é preciso que, no processo de industrialização, pelo menos um dos ingredientes encontrado da mesma forma como está na natureza: a farinha, para ser integral, deve ser feita com trigo integral, não acrescida de fibras.
Atum e sardinha em lata têm os mesmos nutrientes que o peixe fresco?
Sim. A composição dos peixes enlatados é muito similar à do peixe fresco quando preparado de maneira caseira. Isso ocorre graças ao processo de produção. O peixe, já dentro da lata, passa por um tratamento térmico sob temperatura e pressão elevadíssimas - garantindo, assim, a minima perda das propriedades nutricionais.
Chá de gengibre acelera o metabolismo?
Sim. Uma pesquisa feita em Tóquio confirmou esse dado. A explicação está nos fitoquímicos, como o gingerol, que tem ação termogênica. Na prática, essas substâncias elevam a temperatura corporal e o metabolismo em até 20%, o que favorece a queima de gordura. Para preparar o chá, ferva 1 pedacinho de gengibre (cerca de 1 ou 2 cm) em 500 ml de água e beba uma xícara logo após as refeições ou no intervalo entre elas.
Vinagre queima gordura?
Sim. Assim como a mistura de água morna e limão, o vinagre também estimula o fígado a eliminar toxinas e aumenta o gasto calórico. Além disso, favorece a circulação sanguínea. Há uma redução nos pneuzinhos e até na celulite. Misture 50 ml de vinagre de maçã orgânico ou de arroz na mesma medida de água morna e beba diariamente antes do café da manhã, do almoço e do jantar.
Tomar água durante a refeição engorda?
Sim. Isso acontece pois ela dilui o ácido clorídrico produzido no estômago, atrapalhando a digestão e prejudica a quebra das moléculas dos alimentos, fazendo com que cheguem maiores ao intestino. Isso desequilibra a flora intestinal e a absorção dos nutrientes. O líquido interfere até na sensação de saciedade, levando a pessoa a comer mais. Para não ter prejuízo, o ideal é consumir, no máximo, 1 copo (200 ml) antes da refeição e outro duas horas depois.
Gelatina de caixinha deixa a pele mais firme?
Não. A gelatina que a gente come de sobremesa tem só 10% de proteína e, por isso, não, deve ser considerada como alternativa para firmar a pele ou deixar o corpo mais durinho. Mas é uma boa opção para enganar a fome ou matar a vontade de doce sem acrescentar muitas calorias.
Abacaxi ajuda a afinar?
Não. A fruta não tem esse poder. Mas consumir uma fatia média depois da refeição ajuda na digestão., principalmente de proteínas, evitando aquela sensação de peso. Isso porque o abacaxi tem bromelina, uma enzima com ação digestiva.
Biscoito salgado engorda menos que o doce?
Não. O biscoito doce sem recheio possui menos gordura e calorias do que o salgado. Para você ter ideia, seis unidades de cream craker ou água fornecem cerca de 170 calorias enquanto a mesma porção do biscoito de maisena ou de leite tem 135.
Chá verde pronto tem o mesmo efeito do caseiro?
Não. Durante a industrialização, a erva Camellia Sinensis tem seu poder de ação reduzido. Por isso, se a intenção é acelerar o metabolismo, emagrecer e combater os radicais livres, a recomendação é preparar a bebida com folhas secas e tomar 4 xícaras por dia. Para isso, aqueça 600 ml de água (não deixe ferver), desligue o fogo e acrescente 4 colheres de chá da erva. Tampe por 5 minutos, coe e beba em seguida.
Alimento orgânico é mais saudável do que o hidropônico?
Sim. De forma geral, os dois são mais saudáveis do que o cultivado da forma tradicional. Mas, se tivesse que escolher, o melhor é o orgânico. O hidropônico é cultivado na água e precisa de aditivos químicos que podem se acumular no alimento e causar intoxicação. Tudo porque não recebe os nutrientes vindos da terra, como os orgânicos.
Tudo bem substituir água pura por água com sabor?
Não. Pelo menos 50% dos líquidos ingeridos por dia devem vir sob a forma de água pura. O restante pode vir de outras bebidas, de preferência sem calorias e até de alimentos, em especial frutas e legumes. Como a água com sabor contém aditivos e adoçantes, o melhor é se contentar com 2 copos por dias ou evitar mesmo.
Isotônico durante a malhação faz ganhar peso?
Não. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos concluiu que quem toma esse tipo de bebida durante a ginástica deixa de consumir cerca de 100 calorias por dia. Isso porque o isotônico ajuda a saciar, fazendo você terminar o treino com menos fome e continuar assim ao longo do dia?
Chocolate amargo é melhor opção do que ao leite?
Sim. Em comparação ao chocolate ao leite, o amargo traz mais do que o dobro de substâncias bioativas. É o caso de aminas, teobromina, magnésio e carboidratos, que estimulam a saciedade e a produção de serotonina, melhorando o humor e o bem-estar. Para não prejudicar a balança, consuma o doce no fim da tarde, quando as taxas de serotonina no organismo caem e o metabolismo ainda está ativo.
Bom meninas, demorou mais saiu né? Espero que tenha esclarecido bastante a dúvida de vocês :) Beijinhos,
Lu
* Já chegamos no verão e acho que já está na hora de a Tag Projeto Verão ir embora e dar lugar a nova Tag, "Rotina Saudável". Afinal, se nos cuidamos durante o ano todo, não temos toda essa neura de Projeto Verão antes de ir pra praia e com certeza os resultados são bem melhores.
** Agora o Blog tem página no Facebook! Para curtir a página e receber notícias sobre o Blog no seu Facebook, clique aqui!
*** Fonte da postagem: Revista Boa Forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Compartilhe a sua opinião! Pode elogiar, criticar, ajudar, sugerir ou perguntar. Vou procurar sempre responder :)