Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Em busca da perfeição

A mania da perfeição...

"Quem nunca sofreu com isso? Quem nunca sofreu tentando conseguir o corpo perfeito, o cabelo perfeito? E quem nunca se desesperou tentando ser a filha perfeita, a aluna/profissional perfeita, ou a namorado/esposa perfeita? Posso dizer que eu, como toda boa virginiana, sou muito perfeccionista, e considero essa característica minha melhor qualidade e meu maior defeito.
É a minha melhor qualidade porque as pessoas perfeccionistas sãodeterminadas e batalhadoras, características que eu valorizo muito! Por outro lado, as pessoas perfeccionistas também são muito críticas – tanto em relação a elas mesmo quanto em relação aos outros – e incapazes de relaxar, o que é muito chato e cansativo.
Mas de onde surgiu essa busca quase que obsessiva pela perfeição? A nossa sociedade propaga o mito da “mulher perfeita” de maneiras nada subliminares, estampando mulheres que, além de lindas e magras, encontraram seu príncipe encantado, tem filhos, são bem sucedidas no trabalho, e dão conta de tudo isso com um sorriso no rosto e uma Birkin nas mãos.
Até mesmo os blogs, cujo apelo é justamente mostrar “mulheres reais”, que por isso provocam identificação, muitas vezes caem no mito da perfeição: muita gente acha que a vida dessas meninas que são bonitas e se vestem bem é absolutamente perfeita.
É aí que percebemos que há uma inversão de valores muito grande em torno da chamada “perfeição”. Não podemos achar que a vida de tal pessoa é perfeita só porque ela tem um corpo bonito, usa roupas lindas e viaja três vezes ao ano. Ou porque ela tem um namorado e é bem sucedida na profissão e você ainda não. A verdade é que a perfeição não existe, e mesmo que existisse, seria medida por valores subjetivos – como o quanto a pessoa sabe apreciar as pequenas coisas, o quanto ela é boa, gentil, o quanto sua família é unida – e não materiais, que podem ser vistos nas revistas e na internet!
Eu acho natural as pessoas mostrarem seu melhor lado, todo mundo faz isso e nos meios de comunicação não é diferente – afinal, as pessoas lêem revistas e entram em blogs para se distrair, se divertir e se inspirar, não para saber se eu acordo de mau humor ou se briguei com o meu namorado – mas isso não quer dizer que a pessoa não tem problemas ou a vida dela é perfeita, a vida de ninguém é!
O importante é ter consciência disso, que não é possível ser perfeita e almejar uma coisa que não existe só causa frustração e infelicidade. Eu acredito quedevemos tentar melhorar sempre, devemos tentar dar o nosso melhor em tudo o que fazemos – mas sempre respeitando nossas limitações. Se você tem uma estrutura óssea maior, será que vale a pena fazer dietas malucas e lutar contra sua própria genética para se encaixar no padrão das modelos? Não é muito mais saudável se aceitar e tentar ser o melhor que VOCÊ pode ser?
Acho que nós, mulheres, somos muito críticas em relação a nós mesmas e em relação a outras mulheres também – sempre vemos algum defeito quase imperceptível! – e isso acaba com a auto-estima de qualquer uma. O mais importante componente da confiança é a auto-aceitação, e para nos aceitarmos devemos reconhecer nossas imperfeições, que faz parte da nossa condição humana. E no final, ser humano é muito mais divertido do que ser perfeito."
---------------------------------------------------------------------
Esse texto é feito pela Luisa Accorsi (do Sonhos de Crepom) e eu acho que ela arrasou! É um texto muito bom e muito reflexivo. Pensem, será que devemos viver em busca da perfeição ou devemos ser feliz do nosso jeito?
Beijos,

Luana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe a sua opinião! Pode elogiar, criticar, ajudar, sugerir ou perguntar. Vou procurar sempre responder :)